5 Softwares para realizar Análise de Ciclo de Vida (ACV) dos seus produtos

A realização de uma Análise do Ciclo de Vida (ACV) de um produto envolve uma série de etapas importantes que devem ser cumpridas. Entre elas, a de levantamento de dados de fluxo de matéria e energia ao longo do ciclo de vida e a correlação desses dados com os impactos ambientais associados são consideradas as mais trabalhosas. Dependendo do escopo definido para o estudo, esses itens demandam um grande volume de informações e de cálculos que tornam difícil a realização da ACV sem a ajuda de alguma ferramenta computacional.

Atualmente existem no mercado diversos tipos de softwares específicos para a realização de ACVs, que trabalham especificamente com essas questões. Em linhas gerais, os softwares contêm bancos de dados com informações referentes a diversos processos produtivos (matérias primas, energia, transporte, resíduos, entre outros) que podem ser escolhidos pelo usuário para a elaboração de um sistema de produto e que relacionam esses processos às respectivas categorias de impacto ambiental, que também podem ser selecionadas, de acordo com o interesse. Após feitos os cálculos através de modelos de caracterização, o software apresenta os valores de impacto ambiental do produto de cada uma das categorias escolhidas.

Cada software de Análise do Ciclo de Vida apresenta particularidades no método de inserção dos dados e de visualização dos resultados. Para facilitar a escolha do software a ser utilizado por cada empresa, selecionamos 5 deles e apresentamos aqui suas características principais, os prós e contras de cada um deles.

 

openLCA 1.4

Esse software é resultado da colaboração de diversos pesquisadores, liderados pela empresa GreenDelta, da Alemanha e é o único dessa lista que é gratuito.

Prós

O openLCA alia a boa visualização dos fluxos da cadeia produtiva com a fácil inserção de dados nos processos elementares e a realização dos cálculos de AICV mais rapidamente que os programas pagos. Também é um software onde é simples de se fazer a exportação dos dados, pois cada processo pode ser exportado individualmente. Outra vantagem (e talvez a maior em relação aos demais) é que ele permite a importação de bancos de dados nos formatos mais utilizados: EcoSpold 1 e 2, ILCD, Excel e SimaPro CSV e a exportação nos formatos EcoSpold 2 e ILCD.

Contras

Nas primeiras versões o software ainda apresentava muitos bugs de programação, pelo fato de ainda estar em desenvolvimento. Outro ponto importante é que embora grátis, o openLCA não disponibiliza as bases de dados de modo gratuito, como por exemplo o ecoinvent®, que devem ser adquiridas separadamente.

 

SimaPro 8

Desenvolvido pela empresa holandesa PRé Sustainability, o SimaPro reúne as principais bases de dados e métodos de Avaliação de Impacto de Ciclo de Vida (AICV) disponíveis no mercado e, por isso, é um dos softwares mais amplamente utilizados do mundo.

Prós

O SimaPro permite o acesso a abordagem de Análise do Ciclo de Vida consequencial da base de dados do ecoinvent® e gerencia os Inventários de Ciclo de Vida no formato EcoSpold 2. Além disso, é fácil criar ou editar novos processos e inseri-los no sistema de produto, ou ainda adaptar métodos de AICV para a realidade da empresa. Permite análises profundas em cada um dos fluxos de matéria e energia e a identificação precisa da origem dos impactos ambientais.

Contras

O SimaPro está disponível apenas para o sistema operacional Windows e requer uma grande quantidade de espaço no HD para rodar. Dessa forma, as operações de manipulação dos dados obtidos (calcular, salvar, exportar) tornam-se lentas. O software também é pouco visual, tanto no momento da inserção dos dados, quanto na análise posterior dos impactos, portanto para usá-lo é necessário ter um fluxograma do processo produtivo em mãos para não se perder no meio das informações. Além disso, quando não se usa a versão multi-usuário, a troca de informações entre diferentes computadores torna-se difícil.

 

GaBi 6

Esse software foi desenvolvido pela empresa alemã PE International (atual Thinkstep) e também é largamente utilizado por empresas e pesquisadores em todo o mundo. Além das bases de dados convencionais, o GaBi contém as informações dos estudos realizados pela própria PE ao longo dos seus 20 anos de atuação na área.

Prós

O GaBi tem uma interface mais amigável, pois permite a construção do sistema de produto já em forma de fluxograma, o que facilita a visualização dos processos produtivos. Graças a isso, é possível perceber com precisão os pontos de eficiência ou de geração de impactos ambientais, o que torna os resultados mais comunicáveis para as partes interessadas.

Contras

As informações referentes a origem dos dados de cada processo não estão muito claras e, por isso, é mais difícil editar e adaptar os seus fluxos de matéria e energia. Além disso, a realização do procedimento de alocação (quando são gerados dois ou mais produtos em uma mesma etapa) pode gerar muita dificuldade para usuários iniciantes.

 

Umberto NXT

O Umberto é o software da empresa alemã ifu Hamburg GmbH e tem atraído cada vez mais usuários, por apresentar bons recursos visuais e interface bastante intuitiva.

Prós

De todos os softwares analisados, o Umberto NXT é um dos que mais se preocupa com o visual da sua interface e baseia suas análises na construção de um fluxograma de processos, matérias e energia. Isso faz com que mesmo usuários inicantes consigam montar um sistema de produto com facilidade. Também permite delimitar etapas do sistema e analisá-las individualmente através de diagramas de Sankey e realizar análise de custos.

Contras

Nesse software é difícil obter informações mais detalhadas sobre cada um dos processos, por exemplo, a origem dos dados e o que foi considerado para cada um dos fluxos que estão contidos em seus bancos de dados. Por isso, não é possível fazer uma edição ou adaptação detalhada desses processos.

 

Quantis Suite 2.0

Esse software foi desenvolvido pela empresa Quantis, que é uma spin-off de dois grupos de pesquisa em ACV, sendo um na Suíça e outro no Canadá. Tem como grande destaque a possibilidade de realização de análises de Pegada Hídrica dos produtos, graças ao grande conhecimento na área que os desenvolvedores do software possuem.

Prós

O Quantis Suite também apresenta uma interface fácil de usar. A versão padrão permite que mesmo um usuário iniciante possa utilizar o software de forma eficiente. Há também uma grande quantidade de recursos mais avançados para usuários especialistas em ACV, como a personalização dos indicadores utilizados na AICV.

Contras

Muitos dos recursos mais avançados exigem do usuário um grande conhecimento na área de ACV, portanto um usuário iniciante pode ter dificuldade em explorar todo o potencial do software. Para isso, são necessárias algumas atualizações para acessar a versão mais avançada do Quantis Suite, o que pode aumentar muito o custo da sua licença. Além disso, não está clara qual é a fonte do banco de dados padrão contido no programa, o que dificulta a interpretação de alguns fatores considerados nos processos.

 

Como podemos perceber, existem diversas possibilidades de bons softwares que contribuem muito para a realização de bons estudos de ACV . Porém, a qualidade dos dados que são inseridos e uma boa definição do sistema de produto são variáveis muito mais importantes para isso. Portanto, não há como definir qual o melhor a ser utilizado.

O critério de escolha de cada um deles depende do objetivo de cada empresa, das suas necessidades e da adaptação dos usuários a cada uma das interfaces. É fundamental que antes de decidir pela aquisição de qualquer um deles, os futuros usuários façam download das versões de demonstração gratuitas e façam testes para observar em qual das plataformas se sentem mais a vontade para trabalhar. Também é importante buscar cursos de capacitação tanto em Avaliação do Ciclo de Vida quanto na utilização dos programas. Existem vários eBooks, webinars e apostilas disponíveis na rede.

E para você, qual é o software que atende melhor as suas necessidades?

Até a próxima!