7 maneiras como a gestão ambiental pode aumentar a produtividade da sua empresa (comprovadas!)

A gestão ambiental é um conjunto de práticas e ações gerenciais que tem o objetivo de controlar e reduzir os impactos de uma atividade, produto ou organização sobre o meio onde estão inseridos. Embora seja consenso que a implementação da gestão ambiental é um importante passo para que qualquer organização se torne referência em sua área de atuação, os benefícios dessas práticas nem sempre são claros. Enumeramos 7 maneiras comprovadas de retorno para o aumento da produtividade que a gestão ambiental pode gerar para a sua organização:

 

1) Aumento da eficiência dos processos
Emissões atmosféricas, lançamento de efluentes e geração de resíduos nada mais são do que perdas de processo. E perda de processo é perda de dinheiro. A gestão ambiental melhora a compreensão e o gerenciamento destes passivos e impulsiona as organizações a tratá-los para atender a aspectos legais e a reduzi-los na fonte. Esse tipo de  ação traz benefícios econômicos através do aumento da eficiência no próprio processo.

 

2) Identificação de oportunidades
Muitas oportunidades são identificadas a partir da implementação da gestão ambiental, especialmente no que se refere à redução de emissões na fonte geradora, economia de energia, redução no consumo de matérias-primas, valorização de resíduos, planejamento da logística reversa, reincorporação de fluxos na cadeia produtiva, reciclagem, entre outros.

 

3) Responsabilidade socioambiental da empresa
A gestão ambiental é a base para certificação ISO 14001. Ao ser certificada, a organização alcança um status de empresa socioambientalmente responsável, que é uma porta de entrada para diversos mercados nacionais e internacionais.

 

4) Atendimento à legislação
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dentro de uma organização deve atender à legislação e garantir as devidas licenças ambientais de instalação e operação. Desta forma, não somente a empresa estará assegurada contra possíveis penalizações (financeiras ou que afetem de alguma forma a produção) como a impulsiona para o acompanhamento de aspectos legais futuros, permitindo que a organização se antecipe aos concorrentes no atendimento aos aspectos legais e programas governamentais.

 

5) Sistemas de controle da produção
 Os conceitos da gestão ambiental estão diretamente ligados com estratégias de controle de produção, como o Lean Manufacturing, um sistema de produção baseado na redução de desperdícios, pois ambos estabelecem metas semelhantes, como por exemplo, a melhoria contínua e  minimização de desperdícios. A aplicação do SGA em paralelo à aplicação de sistemas de controle de produção torna a cadeia enxuta e eficiente, uma vez que a implementação em conjunto é mais rápida e barata se comparada com a implementação em separado de cada sistema.

 

6) Saúde e segurança do trabalho
A gestão ambiental possui um estreito laço com a saúde do trabalhador. A identificação dos aspectos ambientais, a antecipação de potenciais impactos e a difusão das estratégias para lidar com acidentes reduzem os riscos ambientais e garantem um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esta estratégia preventiva, que integra todos os níveis da organização, confere motivação e afeta positivamente a produtividade dos funcionários.

 

7) Marketing ambiental
Tornar seu produto ou serviço mais sustentável é destacá-lo no mercado e, consequentemente, fazê-lo alcançar novos mercados e clientes. Além disso, o produto comprovadamente mais sustentável vem sendo critério de escolha por programas de aquisição do governo federal. Estes diferenciais surtem efeito no aumento de vendas e, automaticamente, na produtividade para o atendimento desta demanda.

 

Além da influência positiva na produtividade da empresa, a gestão ambiental traz benefícios socioambientais necessários para o desenvolvimento sustentável. As organizações modernas e competitivas estão associando suas atividades a este legado positivo. Por isso, recomendamos a implementação da gestão ambiental em qualquer nível organizacional, pois gera retorno sobre os investimentos e contribui para que as empresas a atinjam o equilíbrio socioambiental de suas atividades.