Caso de sucesso: Como encontrar soluções sustentáveis para produtos

A avaliação do ciclo de vida (ACV) tem sido amplamente utilizada dentro do setor industrial como uma ferramenta que permite expandir a busca por soluções sustentáveis além dos portões da empresa. Em uma cadeia produtiva cada vez mais complexa, na qual os diversos componentes de um produto são fabricados nas mais diversas regiões do globo, a ACV é fundamental, pois permite uma visão sistêmica da cadeia de valor.

Por conta disso, a ACV está presente nas indústrias sendo aplicada nas suas diferentes possibilidades nos mais diversos níveis organizacionais. Por exemplo, a sua aplicação para identificar gargalos (também conhecidos como hotspots) e apontar soluções já foi relatada aqui no nosso Blog no caso de sucesso da Celulose Irani S.A. Outras interessantes iniciativas dentro do setor industrial que podem ser notadas em nosso dia-a-dia:

 

  • Braskem, que tem na ACV uma ferramenta de auxílio na promoção da imagem do plástico, fornecendo à sociedade informações sobre o real impacto de cada produto.
  • A Natura com o uso da ferramenta desde 2001 para identificar oportunidades de melhorias nas embalagens de seus produtos, como o pouch da linha Natura SOU, embalagem com 70% menos plástico e reduz as emissões de CO2 equivalente em 60%.
  • Kimberly-Clark na tomada de decisão para a escolha de novos fornecedores, atingindo uma redução de 36,8 GJ de energia fóssil.
  • A Volkswagen que utilizou a ACV para avaliar a viabilidade ambiental de tecnologias para instalação de uma nova área de pintura em uma de suas plantas em São Paulo.

 

Braskem-logo

Neste post, demonstraremos com mais detalhes o exemplo de como a Braskem vem empregando a ACV na busca por soluções sustentáveis. A Braskem é uma empresa brasileira que possui na sustentabilidade uma de suas bases organizacionais e um diferencial de negócio, e consequentemente posicionando a empresa na liderança mundial no mercado de biopolímeros.

Um bom exemplo é o desenvolvimento do Polietileno Verde (PE Verde), plástico produzido a partir de uma fonte renovável, a cana-de-açúcar. Ela é também uma das fundadoras da Rede Empresarial Brasileira de ACV e grande disseminadora no meio empresarial da avaliação ambiental de produtos.

 

Mas como manter o reconhecimento como uma empresa responsável socioambiental?

 

A Braskem tem a ACV como a principal ferramenta utilizada para desenvolver suas soluções sustentáveis e para medir a sustentabilidade de suas ações, possuindo em sua estrutura organizacional um setor específico para conduzir projetos de ACV com enfoque operacional, estratégico e comercial.

O próprio PE Verde é um dos produtos que teve a sua sustentabilidade colocada à prova pela ACV. Além de conhecer o perfil ambiental e avaliar os possíveis trade-offs * dos impactos ambientais, a Braskem identificou que um dos pontos de melhoria da cadeia produtiva estava no transporte do etanol dentro do território brasileiro, sendo o transporte internacional de menor relevância para alguns impactos como as emissões de gases com potencial de causar o aquecimento global. Para outros impactos de caráter regional como eutrofização a empresa identificou o uso de fertilizantes como o grande ponto a ser melhorado, e a partir disso concentrou seus esforços na atuação mais próxima a seus fornecedores, auxiliando-os para um uso mais eficiente desses insumos.

Este tipo de ação, além de reduzir os impactos ambientais, traz benefícios econômicos aos parceiros da empresa. Em um curto prazo, a Braskem identificou outras ações de melhorias nas operações das usinas e na taxa de conversão do eteno verde aliada a etapa de cultivo da cana-de-açúcar que devem resultar na melhoria de até 20% dos indicadores ambientais da empresa.

 

Um exemplo recente da avaliação dos produtos da empresa, é a ACV comparativa para identificar a melhor solução ambiental para servir água em ambientes corporativos :

 PP-descartavel  PP-reutilizável  Vidro  Ceramica

Copo descartável de polipropileno (PP)

Copo reutilizável de polipropileno (PP)

Copo de Vidro

Copo de Cerâmica

Desta maneira, a análise ambiental foi realizada para todo o ciclo de vida dos copos, considerando além de indicadores tradicionais, como pegada de carbono e consumo de água, os impactos sobre eutrofização, acidificação, entre outros.

 

Quais as oportunidades para melhoria do desempenho ambiental?

 

Os resultados apontam o copo descartável de PP como a melhor opção ambiental para solucionar os problemas de demanda de água. Para este indicador o consumo de água para a produção dos copos reutilizáveis e para lavagem em cada reuso é superior ao consumo para a produção e disposição final da quantidade equivalente de copos descartáveis. Outros resultados marcantes foram que em termos energéticos, os valores se mostram favoráveis para o produto descartável, devido ao consumo de energia pelas máquinas de lavagem dos copos reutilizáveis, normalmente usada em ambientes corporativos.

Ciclo-vida-EnCiclo

Um trade-off importante foi que o copo descartável apresentou uma maior pegada de carbono. Se considerada a possibilidade de uso de matérias-primas bióticas, como o propeno verde (atualmente em desenvolvimento), a empresa possui uma ampla margem de melhoria para este produto. O aumento da taxa de reciclagem, comprovada a viabilidade técnica e econômica, representa uma alternativa relevante para reduzir os impactos de um dos indicadores avaliados, a depleção de recursos abióticos, aumentando a vantagem do PP descartável frente aos demais produtos concorrentes.

Como demonstrado e validado pela Braskem, a ACV tem sido útil para identificar os gargalos ambientais da cadeia de valor e desta maneira projetar as melhorias no processo, aumentando a sustentabilidade dos produtos da empresa. O uso da ferramenta também é destacado para aumentar a transparência e na promoção da imagem do plástico, fornecendo à sociedade informações sobre o impacto de cada produto, o que demonstra a ampla margem de aplicação dos resultados da ACV para a Braskem.

 

Até a próxima!

 


* Trade-off: Situação em que uma ação pode levar a trocas de encargos ambientais entre os potenciais impactos de um produto, por exemplo, avaliar os benefícios de uma tecnologia que diminuem as emissões que causam o aquecimento global em detrimento do aumento das emissões que podem gerar eutrofização.

 

Converse com um consultor EnCiclo

Infografico 6 beneficios dos projetos de sustentabilidade