Curso de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

A EnCiclo Soluções Sustentáveis em parceria com a Aequo Educação para a Sustentabilidade, lança o primeiro curso semi presencial sobre a temática da Avaliação do Ciclo de Vida.

Aprenda o básico sobre esta poderosa ferramenta durante as 8 horas do curso presencial e aproveite os 30 dias de acesso ao material e contato com nossos instrutores para aprimorar sua compreensão e resultados finais.

Local: Centro de Inovação ACATE – Cia Primavera. SC 401, km 4 (Rodovia José Carlos Daux, 4150). Saco Grande, Florianópolis – SC

Data: 13/11/2015

 

EMENTA

  • Introdução ao conceito de ciclo de vida
  • As normas ISO 14040 e 14044
  • Histórico da ACV no Brasil e no Mundo
  • Etapas para execução de uma ACV
  • Definição de Objetivo e Escopo
  • Análise de Inventário de Ciclo de Vida
  • Avaliação de Impacto de Ciclo de Vida
  • Estudos de caso de ACV
  • Ferramentas de apoio à ACV (Softwares e Bases de dados)
     

INSCRIÇÕES
Insira o código promocional cp5enciclo no campo designado na inscrição, e obtenha 5% de desconto! Não perca esta oportunidade!

Adquira esta diferencial agora mesmo! Informações e inscrições, acesse: http://aequo.com.br/produto/acv/

 

PERFIL DOS INSTRUTORES

  • Edivan Cherubini

Doutor em Engenharia Ambiental pela UFSC, graduado em Tecnologia Ambiental, mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida (CICLOG) e sócio da EnCiclo Soluções Sustentáveis. Perito nacional do Programa Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida no projeto ‘Diálogos Setoriais entre Brasil e União Européia’. Desenvolvedor dos datasets de cimento e de energia hidrelétrica para o SICV Brasil. Membro do International Cooperation on LCA Database Interoperability — Meta-data Working Group. Experiência de mais de 5 anos na implantação de projetos de ACV nas cadeias de alimentos, acabamentos arquitetônicos e metal-mecânica. Atua no desenvolvimento de rotulagens ambientais que se baseiam em estudos de ciclo de vida. Revisor dos periódicos Environmental Science and Technology e Química Nova. Membro da Advances in Cleaner Production Network.

Currículo:

  

 

  • Guilherme Marcelo Zanghelini

Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC. Membro doutorando do Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida (CICLOG) desde 2009 e sócio da EnCiclo Soluções Sustentáveis. Possui mais de 6 anos de experiência na implantação de projetos de ACV em diferentes setores industriais, incluindo metal-mecânica, cadeia de remanufatura e acabamentos arquitetônicos. Atua no desenvolvimento de rotulagens ambientais que se baseiam em estudos de ACV. Revisor dos periódicos Journal of Cleaner Production e Environmental Engineering and Management Journal. Membro da Advances in Cleaner Production Network.

Currículo: