Entenda o que é Análise do Ciclo de Vida (ACV)

No âmbito da sustentabilidade, ACV significa Análise ou Avaliação do Ciclo de Vida (em inglês denominada Life Cycle Assessment – LCA). A ACV é uma das ferramentas mais modernas de gestão ambiental estratégica, pois contribui com informações importantes para a tomada de decisão.

A ACV possibilita que empresas e organizações avaliem a sustentabilidade de seus produtos, serviços e ações, levando em conta os impactos ao longo de seus ciclos de vida, ou seja, são contabilizados os consumos de recursos e a geração de emissões para o meio ambiente desde a extração das matérias-primas, passando pela manufatura, pela fase de uso, até chegar a sua destinação final. Dessa forma, as empresas podem decidir quais estratégias adotar para a redução dos impactos ambientais gerados por seus processos produtivos.

 

Histórico

A Análise do Ciclo de Vida surgiu na década de 60 e foi impulsionada pela crise do petróleo da década de 70, como uma ferramenta para analisar opções para redução de custos operacionais relacionados ao consumo de energia e de matérias-primas de processos produtivos, com o objetivo de buscar fontes alternativas ao uso de combustíveis e materiais de fontes fósseis. Nas décadas de 80 e 90, a ferramenta evoluiu para uma avaliação mais completa, com a inclusão de modelos econômicos e de impactos ambientais. Atualmente, também podem ser incluídas as variáveis sociais, formando assim os três pilares da sustentabilidade.

A metodologia de ACV é regulamentada pelas normas ISO 14040 e 14044, enquanto a avaliação dos impactos sociais e dos custos do ciclo de vida (Life Cycle Costing) estão fundamentadas nos conceitos e princípios do Guia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (SETAC), respectivamente.

 

Como é utilizada

A Avaliação do Ciclo de Vida é apontada como a melhor ferramenta de gestão ambiental para identificar e gerenciar as principais fontes de impacto dentro da cadeia produtiva. Também contribui para a inclusão da variável ambiental no planejamento estratégico das empresas, pois permite a elaboração de indicadores ambientais, evidencia pontos de atuação e facilita o acompanhamento das ações de mitigação e redução dos impactos.

 

Do ponto de vista empresarial, a ACV é aplicada em:

  • Desenvolvimento de produtos mais sustentáveis
  • Avaliação estratégica de produtos frente a concorrentes
  • Análise de alternativas para redução de impactos dentro da cadeia de valor
  • Maior conhecimento do processo produtivo
  • Gestão da cadeia produtiva
  • Atendimento às exigências de mercados interno e externo
  • Atendimento às leis e políticas ambientais (ex: Política Nacional de Resíduos Sólidos)
  • Melhoria da imagem do setor frente à sociedade (Marketing verde)
  • Elaboração de relatórios de sustentabilidade (ex: Global Initiative Reporting – GRI)
  • Criação de rótulos ambientais (ex: Declarações Ambientais de Produto – DAP)
     

Do ponto de vista governamental, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é vista como um critério diferencial nas licitações para aquisição de serviços e produtos pela administração pública e como um instrumento para o cumprimento de aspectos legais e metas de redução de impactos ambientais.

 

Esse vídeo produzido pela Braskem demonstra de maneira simples e visual o conceito da Análise do Ciclo de Vida:

 

Em breve lançaremos novos posts com o detalhamento da metodologia e as etapas para a realização de uma ACV.

Até a próxima!