O que é pegada hídrica ou water footprint

dreamstime_s_32052654O tema escassez de água sempre foi de interesse mundo afora, entretanto, devido ao padrão de consumo insustentável, as mudanças climáticas e a má gestão pública, o tema está mais em alta do que nunca. São Paulo é um exemplo de como os itens acima podem levar a crise hídrica. O estado mais populoso do Brasil e com alta concentração de indústrias tem enfrentado em 2014 e início de 2015 sérios problemas de abastecimento.

A importância sobre o consumo sustentável da água nos leva a necessidade de desenvolver indicadores mais robustos para gerenciar o seu uso.

A Pegada Hídrica é um indicador ambiental, que tem como finalidade gerenciar o uso da água, seja pelo consumo direto e indireto de água doce ou pelo lançamento de efluentes líquidos. Como assim?

 

Entendendo consumos direto e indireto na Pegada Hídrica

 

Todos os dias consumimos água de maneira direta, no nosso banho, para beber, cozinhar, lavar, etc., mas também a consumimos de uma maneira indireta, que está presente no ciclo de vida dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia, ou seja, para a fabricação das nossas roupas, alimentos, eletrodomésticos e veículos, uma quantidade considerável de água foi utilizada.

Na indústria, este pensamento ocorre de maneira similar, pois existe o consumo direto de água para produção, limpeza e seu uso pelos funcionários, mas também indiretamente pelo ciclo de vida das matérias-primas utilizadas e uso de transporte ao longo da cadeia de valor.

Ou seja, pegada hídrica é todo o volume de água doce consumida para produzir bens e serviços, ao longo de toda a cadeia produtiva.

O conceito da pegada hídrica representa uma quebra de paradigma de gestão em nível local, nacional ou mesmo em nível de bacia hidrográfica. A partir do momento que entendemos a água como um direito de todos e um recurso global, ela precisa ser gerenciada com uma abordagem global, que considere toda a cadeia de valor de um produto ou serviço.

Quer um exemplo? O Brasil é o quarto maior exportador de água! É isso mesmo, exportador de água virtual, ou seja, água doce utilizada para a fabricação de produtos que foram exportados, totalizando uma pegada de 112 Gm3/ano.

 

Classificação dos componentes na Pegada Hídrica

 

A pegada hídrica é medida classificando a água doce em três componentes:

 

Água azul, é o consumo de água subterrânea (lençóis freáticos) e de superfície (rios, lagos e reservatórios);

Água verde, representa o consumo de água proveniente de chuvas, essencial para a produção de alimentos;

Água cinza, é o consumo de água necessária para assimilar a carga de poluentes presente em um efluente a níveis aceitáveis de acordo com padrões de qualidade e potabilidade, seja este efluente industrial ou doméstico.

 

Conceito_PH_v3_fixed

 

Como a Pegada Hídrica entende consumo?

 

O termo consumo na pegada hídrica está relacionado ao volume de água usado que é evaporado e desta maneira retornará para outra bacia hidrográfica ou para o mar, e a quantidade de água incorporada ao produto. Ou seja, é diferente da contabilização comum de água baseada na contabilização de extração/captação de água.

 

E qual a diferença entre Água Virtual e Pegada Hídrica?

 

Os conceitos de água virtual e pegada hídrica, embora semelhantes e muitas vezes usados como sinônimos, possuem uma diferença fundamental do ponto de vista conceitual e de perspectivas. A pegada hídrica se refere a um indicador do ponto de vista do consumidor ou produtos, enquanto a água virtual é aplicada no contexto internacional de fluxos de água virtual, ou seja, na forma de comércio de produtos. Abaixo, temos uma boa definição das diferenças entre os dois conceitos:

Água Virtual é definida como um indicador físico da quantidade de água necessária para produzir bens e serviços, e a Pegada Hídrica é a quantidade de água necessária para produzir bens e serviços que serão consumidos por um país ou indivíduo.”  Velásquez et al. (2011)

De maneira resumida, a água virtual é o volume de água necessário para a fabricação de um produto (gate-to-gate), enquanto a pegada hídrica é o consumo destes produtos, bem como, a soma das diversas águas virtuais (produtos auxiliares) que compõem a pegada hídrica de um indivíduo e/ou produto. Em outras palavras, a pegada hídrica leva em consideração o ciclo de vida do produto (cradle-to-gate).

 

ACV ou Pegada Hídrica?

 

A Pegada Hídrica pode (e deve) ser utilizada como mais um indicador na ACV de produtos e processos, ou seja, deve ser visto como um complemento de uma ACV para atingir a meta de produção e consumo sustentáveis.

Comparando com indicadores tradicionais de uso e escassez de água da ACV, pode-se dizer que tanto a ACV quanto a Pegada Hídrica possuem objetivos similares, de auxílio a tomada de decisão na preservação de recursos naturais, embora o contabilizem de maneiras diferentes.

Metodologicamente, a ACV avalia potenciais impactos do uso da água (escassez, eutrofização, ecotoxicidade), enquanto a Pegada Hídrica avalia a pressão devido a apropriação deste recurso. Outra diferença está na construção dos indicadores, na ACV os indicadores focam na fase de avaliação de impactos, enquanto na Pegada Hídrica na fase de inventário.

 

Por que é importante avaliar a Pegada Hídrica?

 

Este indicador é relevante em termos estratégicos, pois uma região com escassez de água pode instituir como política importar os produtos com pegadas hídricas maiores, e assim utilizar a quantidade de água disponível na região para outros usos, aumentando assim a eficiência do uso de água. Porém, é importante destacar que o comércio de produtos depende de outros fatores além do uso de água, tais como solo, tecnologia e subsídios.

Do ponto de vista empresarial, suponhamos que um produto utilize uma matéria-prima com uma alta pegada hídrica verde (localizado em uma região com alta precipitação), entretanto com alta competição por agua superficial ou subterrânea (pegada hídrica azul). Com o advento das mudanças climáticas e a consequente mudança nos padrões de precipitação nas mais diversas localidades do planeta, pode ser que a área na qual esta matéria-prima é produzida sofra com as consequências dessa alteração, e estando em uma área com disputas por água azul, este fornecedor pode ser uma fonte potencial de risco para os negócios.

infografico_pegada_hidrica

 

É possível estimar a sua pegada hídrica através de calculadoras disponibilizadas em websites especializados. Para a avaliação da pegada hídrica de produtos ou de serviços, é recomendável a contratação de consultoria especializada na área, para que sejam contabilizados todos os consumos de água azul, cinza e verde ao longo de todo o ciclo de vida.

 

Até a próxima!

 

Fontes da imagem sobre consumo de cada brasileiro:
http://www.opersan.com.br/empresa/o-recurso-agua

https://opsveracruz.files.wordpress.com/2014/10/infografico_pegada_hidrica.jpg

 

 

Converse com um consultor EnCiclo

Infografico 6 beneficios dos projetos de sustentabilidade