Você sabe o que é um Dataset? Entenda a sua importância para a ACV e veja o papel da EnCiclo na atualização dos dados da matriz energética nacional

A tradução literal da palavra dataset é “conjunto de dados”... e é justamente o que representa dentro da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): um conjunto de informações a respeito do ciclo de vida de um determinado sistema produtivo.

E porque os datasets são importantes para a ACV? 
Porque são eles que possibilitam a modelagem de sistemas produtivos, fornecendo as informações de segundo plano. Por exemplo, você já imaginou se fosse necessário realizar a ACV de toda a matriz energética brasileira apenas para contabilizar os impactos do consumo de eletricidade de um processo de corte de um vergalhão de aço na siderurgia? Esta condição provavelmente impossibilitaria a realização de um projeto em tempo hábil além de implicar em maiores investimentos.

Os datasets são fundamentais para o desenvolvimento e dinâmica de uma Avaliação do Ciclo de Vida, conferindo abrangência, robustez e confiança aos resultados.

Existem diversos bancos de dados disponíveis no mercado que concentram datasets mundiais e de realidades específicas. O principal e mais extenso é o suíço ecoinvent®, com mais de 10.000 processos (muitos deles da realidade Brasileira) que conta com atualizações e expansões periódicas (https://www.ecoinvent.org/). Outro banco de dados importante e em evolução é o SICV Brasil (https://sicv.ibict.br/Node/) gerenciado pelo IBICT e que atualmente conta com 15 datasets brasileiros que podem ser baixados sem custos.

E qual é a importância de termos datasets representativos da realidade brasileira?
Muito grande. Datasets da nossa realidade significam que projetos de ACV serão mais fiéis aos sistemas produtivos reais, o que torna a tomada de decisão menos incerta, principalmente para processos intensivos no uso de energia e/ou a partir de atividades agrícolas.

Como vai o Brasil?
Bem. Já existem diversos datasets brasileiros e da realidade brasileira (principalmente da indústria de base) disponíveis para projetos de ACV. Importantes entidades nacionais (como a EMBRAPA) estão engajadas no desenvolvimento de novos conjuntos de dados e existem projetos continuamente financiados pelo governo e entidades suíças (por meio da Associação ecoinvent) somente para que datasets sejam criados e posteriormente disponibilizados em suas bases.

No final de agosto de 2018 o ecoinvent lançou uma atualização da terceira versão de seu banco de dados, contendo entre as novidades, a atualização da matriz energética para a África do Sul, sendo que para América Latina os datasets estão em processo de validação interna e deverão ser lançados na próxima atualização. Para a América Latina, o projeto de atualização foi idealizado em um consórcio formado por representantes do México, Colômbia, Peru, Argentina e Brasil. A EnCiclo, em cooperação com o Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida (CICLOG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o representante nacional no consórcio ALEC, atualizando ao todo 56 datasets relacionados com a produção, transmissão, conversão e importação de eletricidade nas 5 regiões brasileiras.

Leia a seguir alguns comentários dos participantes do projeto sobre os desafios e relevância da atualização dos datasets para o Brasil:

Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas no decorrer do projeto?

Qual é a importância destas atualizações?

O que podemos esperar para o futuro próximo?

Até a próxima!